RESGATE DO FEMININO
Mas o que é o feminino?
O feminino aqui não se trata de gênero, mas sim da energia Yin. O feminino é uma das duas energias da criação. A unidade (o TAO) se manifesta na polaridade do Yin (feminino) e do Yang (masculino).
E por que o feminino precisa ser resgatado?
Porque nós, mulheres, destinadas a sermos as guardiãs dessa energia na manifestação, estamos nos esquecendo de nossa natureza, adoecendo dentro de um mundo patriarcal que valoriza apenas os movimentos Yang. O mundo está adoecendo sem o equilíbrio entre as duas forças polares da criação!!
Vamos olhar para aquilo que chamo de Sagrado Feminino, a sabedoria ancestral dos mistérios do feminino, conhecimentos que todas nós mulheres carregamos em nosso corpo, psique, DNA e alma, por trás dos véus de uma vida adaptada ao patriarcado. Trata-se da conexão dos ritmos femininos com os ritmos da natureza, do ciclo menstrual em relação ao ciclo lunar, da capacidade de respeito, amorosidade e cuidado para consigo mesma, com os outros e com a mãe Terra. O resgate do feminino implica em voltar a ser essa mulher sagrada, cíclica e guiada pela lua, reconhecendo sua íntima relação com a terra e seu lugar nela.
Mulheres, como estamos nos sentindo?
Vemo-nos desconectadas, sozinhas, imersas em uma engrenagem que nos escapa ao controle. Estamos certas de que seguir nesta lógica patriarcal, destrutiva para nossa natureza não é a solução. Estamos cansadas, sobrecarregadas com acúmulo de trabalho, tendo jornadas triplas e sem tempo para SER quem somos!
Ufa!
Mas caminhos para este resgate já estão sendo trilhados, estamos voltando-nos para nós mesmas e buscando a reconexão com a mãe Terra, nosso lar. Existem muitos caminhos que mostram esse resgate, como o caminho da alimentação saudável, onde cada vez mais mulheres encontram - como que por acaso - o caminho de volta às suas raízes, que nada mais são do que as próprias raízes das árvores, plantas e, é claro, dos alimentos que brotam da terra.
Existem vários caminhos a serem seguidos nessa busca de nossa natureza feminina. Vamos juntas conhecê-los e trilhá-los? Estarei escrevendo sobre eles por aqui! E também nas minhas redes sociais! Ajude essa mensagem a chegar à mais mulheres, compartilhe, divulgue! Vamos nos unir em fraternidade!
Com carinho
Tarsila
Comments