Você sofre com...?
Dores de cabeça
Inchaço
Falta de Energia
Constipação
Dores nas juntas
Ansiedade
Dificuldade em perder peso
Sabia que você pode estar sofrendo com intolerância alimentar ? Sabia que ela causa uma inflamação crônica no organismos?
Tudo isso ainda pode piorar muito devido ao uso indiscriminado de medicamentos que mexem com a flora intestinal... como antibióticos e antiácidos, além dos inibidores da bomba de prótons como por exemplo o Omeprazol.
Pesquisas mostram que a intolerância alimentar é muito mais comum do que se imagina e que pode ter como origem uma industrialização excessiva de nossos alimentos, além da modificação transgênica das sementes. Mas enfim, o que é Intolerância Alimentar ou Alergia Tardia? A intolerância alimentar é uma condição na qual o organismo tem dificuldade em digerir algum tipo de alimento, levando a má digestão de determinados alimentos. O problema é resultado da deficiência ou ausência de enzimas responsáveis pela quebra de moléculas maiores em produtos menores, os quais o organismo é capaz de absorver e aproveitar adequadamente. O que acontece é que alimentos que temos dificuldade em digerir inflamam a mucosa intestinal, aumentando a permeabilidade, desequilibrando a flora intestinal, permitindo a entrada desses alimentos na circulação sanguínea. Aí o sistema imune entra em ação reconhecendo essas substâncias como estranhas e criando anticorpos contra elas. Gera portanto um processo imunológico mediado por IgG, que apresenta sintomas tardios, o que chamamos de Alergia Tardia. Mas qual a diferença entre alergia tardia e a alergia clássica?
MUITAS!!! A alergia clássica é imediata, mediada por IgE e os testes cutâneos dão positivos. A pessoa costuma rejeitar o alimento, pois passa mal de alguma forma e associa ao que comeu. É mais comum em crianças.
A alergia tardia normalmente a pessoa aprecia o alimento e costuma consumi lo com frequência. Os sintomas costumam aparecer após alguns dias depois do consumo sendo bem difícil de identificar a causa. Na literatura médica mundial são descritos mais de 150 sintomas relacionados a intolerância alimentar, além de relaciona-las a doenças auto-imunes. os mais comuns são:
dor de cabeça (enxaqueca ou cefaleias), ansiedade, sintomas respiratórios, depressão, dor abdominal, Problemas intestinais como constipação, diarréia, ou colite, insonia, problemas de pele, fadiga, etc.
Tenho muitos desses sintomas, como posso saber se tenho alergia tardia?
Você pode simplesmente tirar da dieta algum dos alimentos mais alergenicos e observar como seu organismo responde. Ou realizar um dos teste específicos existentes para identificar esses alimentos problemáticos. Segundo a ANVISA, "A literatura internacional indica que cerca de 90% dos casos de alergia alimentar são ocasionados por apenas oito alimentos: ovos, leite, peixe, crustáceos, castanhas, amendoim, trigo e soja".
Quais são os testes existentes?
Teste Elisa IgG para alimentos, existe na versão para quantidades diferentes de alimentos. Existe também a análise por Bioressonância, um aparelho que mede a resposta do seu organismo frente a vários tipos de alimentos e outros produtos (feito no consultório).
Esses testes podem ser feitos em crianças? Sim, preferencialmente após os 2 anos.
OBS: É importante estar ingerindo normalmente o alimento que quer testar. Se tiver em dieta restritiva, não é indicado o teste por Elisa, mas sim por Biorressonância.
Se o teste der positivo para algum alimento como devo proceder?
Oriento eliminar da dieta por 3 meses, enquanto entramos com um tratamento de desintoxicação, de dessensibilização, de reequilíbrio da flora intestinal e de administração de enzimas. Após esse período, sugerimos a reintrodução do alimento mas parcialmente, ou seja nunca ingestão diária.
Precisa de ajuda com a sua saúde? Quer um tratamento mais natural? Entre em contato comigo!
Tarsila G Domene
Farmacêutica Clinica especialista em Ortomolecular, Terapia Floral, MTC e Acupuntura.
CRF-PR12335
Referências:
Clinica Ortomolecular - Olszewer - 2a. Ed. Ed. Rocca
Comentários